APRESENTAÇÃO
Proposto pelo Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos Séculos XIX e XX em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, o “V Seminário Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX” tem como objetivo precípuo promover a divulgação da produção de pesquisas da Linha História da Educação de Mulheres, particularmente do Grupo de Pesquisa a ela vinculado – Educação de Mulheres nos Séculos XIX e XX –, devidamente cadastrado no CNPq desde 2018, para desenvolver reflexões que tematizem as relações entre a história das mulheres e a história da educação no Brasil. O grupo Educação de Mulheres nos Séculos XIX e XX articula pesquisadores de todas as regiões do Brasil e de diversas universidades: UFRN, UERJ, UEC, UFPB, UEPA, UFPA, UFGD, UFMT e UFPE.
Ao longo de seus sete anos de existência, o referido grupo tem produzindo, intensivamente, estudos, p esquisas e artigos sobre variados tema q ue constituem a história da mulheres e sua relação com o campo da história da educação. A quinta versão do Seminário em 2025, na cidade de Belém, sob o tema “Histórias de Mulheres: Educação, Imprensa, Literatura e Militância”, pretende-se promover uma articulação de discussões sobre a história da educação de mulheres no Brasil e na Amazônia. Sabe-se que historicamente as mulheres amazônicas resistem bravamente à violência e à submissão que lhes é imposta. A história das mulheres na Amazônia é carregada de protagonismo, de resistências e de lutas contra as assimetrias de gênero. Nesse sentido, o objetivo central desse quinto seminário é divulgar pesquisas e desenvolver reflexões que tematizem as relações entre mulheres e educação em diálogo com o campo da história da educação.
O V Seminário Educação de Mulheres nos Séculos XIX e XX oferecerá a docentes, a estudantes de pós-graduação, de graduação e a professores da Educação Básica, a oportunidade de conhecer dados de pesquisas, socializar conhecimentos, refletir e debater interpretações sobre a história das mulheres e sua relação com a história da educação no Brasil e na Amazônia.
